Artigos

6 modos para motivar seu filho na escola

6 maneiras para você motivar seu filho com relação a escola!

Seu filho ama ir à escola, não é verdade? Ele sempre faz suas tarefas de casa, organiza seus materiais, seu uniforme, seus trabalhos e sem que alguém o cobre por qualquer uma de suas responsabilidades escolares, ali está seu filho prontinho para ir à escola.

Mas será que essa é a realidade do seu filho?

Muitos são os pais que relatam suas dificuldades para fazer com que seu filho realize suas responsabilidades escolares, onde não demonstram interesse pelos estudos e não o fazem com prazer. Dessa forma encontramos pais ansiosos e preocupados por não saberem o que fazer para motivar seus filhos.

Dessa maneira vamos falar hoje sobre:

6 modos para você motivar seu filho na escola

É extremamente importante a participação dos pais na vida escolar de seus filhos fazendo-os reconhecer que não precisam apenas tirar boas notas mas sim precisam compreender a diferença que o estudo fará em sua vida futura, portanto você precisa:

Converse abertamente com seu filho

Você já chamou seu filho para uma conversa amigável? Ou você simplesmente o questiona por ele não apresentar o comprometimento que você espera dele pelos estudos?

Proporcione uma conversa informal deixando seu filho se expressar, relatando aquilo que ele pensa, seus medos, suas ansiedades, deixe ele falar tudo aquilo que pensa sobre o estudo a ponto dele relatar todas as suas dificuldades. Não o interrompa enquanto ele estiver falando mas o ouça com atenção.

6 maneiras para você motivar seu filho com relação a escola!

Após ouvi-lo, aborde a importância dos estudos contando-lhe até mesmo suas próprias experiências, seus medos e anseios. Faça o refletir que todas as pessoas enfrentam dificuldades em alguma área de suas vidas mas é somente através da nossa persistência que conseguiremos alcançar nossos objetivos.

É primordial que você o ajude a desenvolver a visão em um futuro próximo, explicando os benefícios que o estudo nos proporciona.

Mostre que você confia nele!

Mostre a seu filho que você está com ele para ajuda-lo em tudo o que for necessário, faça-o acreditar nele mesmo, o encorajando a tentar mais uma vez. Diga que quando os obstáculos aparecerem, eles serão capazes de resolver e que sempre poderão contar com você.

Estabeleça uma rotina de estudos

É muito importante estabelecer uma rotina de estudo diária para que seu filho se organize melhor. Estabeleça um horário diário onde ele deverá se concentrar em suas tarefas escolares ou realizar a leitura de um livro do seu interesse.

Prepare o cantinho do estudo

Seu filho precisa de um lugar aconchegante, com mesa e cadeira proporcional a seu tamanho onde ele possa se organizar e também organizar seus materiais.

6 maneiras para você motivar seu filho com relação a escola!

Deixe esse lugar organizado, com materiais escolares adequados. Desligue a televisão ou qualquer aparelho sonoro, evite conversas paralelas durante esse momento. O silêncio é muito importante para que seu filho possa se concentrar melhor.

Reconheça e elogie cada avanço

Seja atencioso a toda atividade que seu filho fizer a ponto de perceber seus avanços e dificuldades. Toda vez que perceber um avanço o elogie fazendo-o sentir confiante.

Os elogios que recebemos contribuem para nosso bem-estar afetivo, aumenta nossa confiança e motivação. Diga a seu filho que aprecia sua capacidade e seu esforço.

Estudos comprovam que crianças elogiadas pelo esforço e progresso lidam melhor com as questões escolares.

Trabalhe em equipe

Acompanhe seu filho nos estudos mostrando interesse por cada assunto abordado, mostre interesse e participe dos estudos apontando hipóteses, pesquisem juntos.

Coloque-se a disposição para ajudar sempre que houver necessidade, não sendo invasivo, dando autonomia e respeitando seu espaço. Caso contrário, poderá associar sua presença ao momento de estudar, acreditando que só deve estudar quando você estiver por perto.

6 maneiras para você motivar seu filho com relação a escola!

O ideal é mostrar que está interessado em seu aprendizado e só interfira quando for necessário em momentos de muita dificuldade. Seu filho precisa perceber que pode contar com você quando precisar.

Ao seguir essas dicas você certamente motivará seu filho a se organizar e cumprir suas tarefas escolares para também começar a perceber o valor em cada uma delas.

Uma família presente e participativa é o fator principal para o estudante ser motivado. Isso fortalece sua segurança e determinação.

Vamos tentar?

Agende um horário conosco, venha nos visitar para conhecer um ambiente aconchegante e que tem por objetivo o crescimento dele.

Foto para assinatura Professora Daniela

Professora Daniela

Pedagoga e apaixonada pela educação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.