Artigos

3 atitudes para ajudar seu filho usar bem o celular

Três atitudes para ajudar seu filho a fazer bom uso do celular

Temos vivido um novo período e estilo de vida onde o acesso à tecnologia tem atingido diretamente as nossas famílias e nosso jeito de viver, ela tem facilitado e agilizado nosso tempo e rotina.

 Porém, o excesso e mau uso pode fazer com que nossa mente saia daqui e vai para outro lugar,  e  as vezes prejudica os relacionamentos, vida social e rotina. Sendo assim  podemos dizer hoje até que: “O celular mudou o nosso jeito de viver”.

Em nossa geração temos filhos com uma grande facilidade no uso das tecnologias, existe também um grande número de propagandas e opções de entretenimento que as vezes tomam grande parte do tempo deles.

Como então estimular nossos filhos a fazerem bom uso das tecnologias e ao mesmo tempo evitando seus problemas? Vamos falar hoje de três atitudes que você deve tomar para ajudar seu filho no uso das tecnologias

Três atitudes para ajudar seu filho a fazer bom uso do celular

Limite o uso

É importante estabelecer limites para que as crianças comecem desde pequenos a entender essa realidade. Uma boa medida é limitar o tempo para crianças de 2 a 5 anos, para que façam uso dos aparelhos no máximo 1 hora/dia.

Além disso crianças até 10 anos não devem fazer o  uso de televisão, computador ou celulares nos seus quartos, pois você não tem controle sobre o que está acontecendo.

Por último, os adolescentes não deve ficar isolados ou nos seus quartos. A palavra chave aqui é “moderação”. Acreditamos que a “moderação” é a régua para evitarmos o excesso e ter equilíbrio no uso da tecnologia. Precisamos também pedir a Deus a cada dia a sabedoria para lidarmos com nossos filhos.

Três atitudes para ajudar seu filho a fazer bom uso do celular

Controle o uso

Com o avanço das tecnologias as ameaças ficam cada vez mais sofisticadas, por isso é sempre bom manter antivírus do computador e do celular sempre atualizados.

Existem também softwares que auxiliam os pais no controle do acesso ao conteúdo, como o Kids Place (disponível para Android aqui), que é um aplicativo que possuí uma interface diferenciada e muito intuitiva de operar. Quando ele estiver em execução a sua home screen exibirá apenas os apps autorizados pelo responsável. Outra opção que você pode testar é o Family Time App  para ajuda-lo na tarefa de monitorar o que a criançada anda vendo.

Lembre-se: A responsabilidade de controlar o que eles acessam e consomem é sua!

Três atitudes para ajudar seu filho a fazer bom uso do celular

Ofereça alternativas

Fato é que ao limitarmos o uso das tecnologias precisamos em contrapartida oferecer alternativas para a criançada.

Que tal você tirar um tempo com eles para jogar um ótimo jogo de tabuleiro? No site Jogando Mais você descobre diversos jogos para todas as faixas etárias, que deixarão você e seus filhos entretidos por um bom tempo, aprendendo, se divertindo e estreitando os laços familiares.

Separe um tempo na semana para realizar atividades em família.

Suas atitudes fazem a diferença na vida de seus filhos, vale à pena investir!

É essa a realidade da escola do seu filho?
Agende um horário conosco, venha nos visitar para conhecer um ambiente aconchegante e que tem por objetivo o crescimento dele.

Texto escrito pela Profª Dercilene Coordenadora/ Diretora

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.